SKINBIOTICS

ativos manipura

SkinBiotics são 4 ingredientes: BifidO, Lacto B,  Strep C e KopYeast.
São cepas probióticas (fragmentos ativos) destinadas à aplicação tópica com o objetivo de restaurar a alteração do  microbioma cutâneo relacionado com diversas  patologias de pele.
Inúmeros estudos científicos têm correlacionado a disbiose cutânea (desequilíbrio entre as bactérias benéficas e bactérias patogênicas que colonizam nossa pele) com doenças tais como acne, dermatites, psoríase, melasma entre outras.
Os mais renomados congressos mundiais de dermatologia e cosmetologia como Meeting Americano de Dermatologia (AAD 2018) e o ln Cosmetics, 2019, abordaram amplamente  a utilização clínica de probióticos tópicos “Skinbiotics” como tendência mundial no tratamento de patologias cutâneas.
 
Função: Probiótico tópico.
 

SkinBiotics para saúde cutânea

 

Funções e benefícios

 
A microbiota cutânea atua como primeira linha de defesa ao produzir peptídeos antimicrobianos ou ao estimular o sistema imunológico. É um ecossistema complexo e dinâmico, onde o equilíbrio microbiano pode ser facilmente alterado, resultando em mudanças na composição das bactérias da pele, ou uma alteração na resposta imune do hospedeiro, ou ambos.
Como resultados ocorrem cascatas de manifestações clínicas associadas à disbiose cutânea.
Probióticos apresentam diversos benefícios à pele, pois produzem substâncias como ácidos ou bacteriocinas que inibem patógenos, excretam antibióticos naturais, bloqueiam a adesão de patógenos, competem por nutrientes e atividade antioxidante.
Além disso, secretam ácido hialurônico, aumentando a hidratação cutânea e reduzindo a flacidez. Produzem ainda, o ácido lático e estimulam a produção de ceramidas, reforçando a função barreira da pele.
 

Ácido Acético:

 

  • Efeito antibacteriano
  • Tratamento de queimaduras e infecções

 

Ácido Lático:

 

  • Fator natural de hidratação;
  • Atividade antimicrobiana:
  • Descamação da pele:
  • Aumento da produção de ceramidas pelos queratinócitos;
  •  Remodelação das células da epiderme e derme;
  •  Modulação do fator de crescimento endotelial e secreção de citocinas.

 

Ácido lipotecoico e peptideoglicano:

 

  • Estimulam a produção de peptídeos antimicrobianos como defensinas e catelicidinas

 

Diacetil:

 

  • Eficaz contra Pseudomonas aeruginosa e E. coli

 

Esfingomielinase

 

  • Produção de ceramidas – função barreira cutânea

 

Ácido hialurônico

 

  • Aumento hidratação e elasticidade da pele;
  • Acelera cicatrização de lesões:
  • Regula a produção de citocinas pró-inflamatórias;
  • Aumento da defesa epitelial.

 

SkinBiotics aumentam a produção de ácido hialurônico na pele

 

Ácido Hialurônico (HA)

O HA é um dos componentes fundamentais dos tecidos conjuntivos e proporciona à pele propriedade de resistência. A deficiência de HA provoca um enfraquecimento da pele com a formação de rugas, marcas e manchas na pele. Sua concentração nos tecidos tende a diminuir com a idade.
 

Benefícios do HA

 

  • Mantém a função barreira da pele
  • Influência da proliferação, diferenciação e reparo tecidual
  • Controle da inflamação cutânea
  • Hidratação e elasticidade para pele
  • Devido a uma elevada capacidade de ligação à água,o HA auxilia na manutenção da matriz dérmica extracelular

 

SkinBiotics no aumento da elasticidade cutânea

 
SkinBiotics produzem naturalmente ácido hialurônico como parte de sua estrutura. Estudo publicado na renomada revista Biomacromolecules relatou que formulações contendo HA a partir de fonte bacteriana contém teores menores de proteínas, endotoxinas e nucleotídeos contaminantes do que as de origem animal.
 

SkinBiotics na cicatrização cutânea pós-procedimentos Cicatrização pós-laser CO2 Fracionado

 
O tratamento com laser de C02 fracionado é eficaz na redução dos sinais de envelhecimento, porém, apresenta efeitos adversos como vermelhidão e inchaço pós-operatório, o que prolongam o tempo de inatividade geral, exigindo até a administração de esteroides para reduzir esses efeitos locais.
Estudo publicado na renomada revista médica Lasers Med Sei (2017) avaliou a eficácia da aplicação tópica de probióticos selecionados em 42 pacientes submetidos ao procedimento de laser fracionado de C02.
A aplicação diária de uma formulação contendo probióticos tópicos proporcionou significativa redução do eritema e do processo inflamatório em tempo menor (9 dias) quando comparado com o controle (14,3 dias).
Os resultados clínicos demonstram que a aplicação de SkinBiotics 2x ao dia induz rápida e significativa redução do eritema pós-procedimento de laser, permitindo o imediato retorno dos pacientes às atividades rotineiras.
 

SkinBiotics na acne

 
Evidências cientificas têm demonstrado que a aplicação tópica de SkinBiotics é capaz de diminuir a produção de biofilme produzido por bactérias patogênicas, como P. acnes, reduzindo de forma significativa a contaminação.
Além disso, SkinBiotics aumentam de forma significativa a produção de ceramidas, tais como a fitoesfingosina que proporcionam tanto atividade antimicrobiana contra P. acnes quanto atividade anti-inflamatória.
Estudo publicado no lnternational Journal of Cosmetic Science demonstrou que a aplicação tópica de SkinBiotics foi capaz de reduzir em 89% as pápulas e pústulas em apenas dois meses.
SkinBiotics BifidO e SkinBiotics Lacto B são capazes de atenuar a inflamação cutânea mediada pela substância P. Isto é relevante, pois a substância P pode ser um mediador primário da amplificação da inflamação induzida pelo estresse e produção de sebo na acne.
A aplicação de SkinBiotics fornece um escudo protetor para a pele, semelhante a uma barreira física. Isso é denominado interferência bacteriana, através da inibição competitiva de sítios de ligação e prevenção da colonização por outras cepas bacterianas, potencialmente patogênicas.
 

SkinBiotics na Dermatite e Eczema

 
Estudo duplo cedo, randomizado e placebo controlado, publicado na importante revista médica Allergy, avaliou a eficiência dos SkinBiotics em 120 crianças com dermatite. Após 4 semanas, as crianças do grupo SkinBiotics apresentaram melhora de 89% nos escores de severidade da dermatite.
Outro estudo demonstrou que a aplicação tópica de probióticos proporciona melhora substancial na qualidade de vida, sintomas de pele e escores de irritação diurna e noturna em crianças com eczema atópico.
Não houve intolerância ou reações adversas observadas nessas crianças. O estudo sugere que o SkinBiotics Lacto B pode ser utilizado como um imunobiótico seguro e eficaz para o tratamento e prevenção de eczema infantil e possíveis outros tipos de atopia (doenças alérgicas).
 

SKINBIOTICS NA PEDIATRIA

 

IMUNIDADE CUTÂNEA & EFICÁCIA CLÍNICA

 

SkinBiotics na otite média

 
Estudo duplo cego, randomizado, controlado por placebo avaliou a eficácia do SkinBiotic Strep C em 130 crianças propensas a otite média com idades entre 6 meses e 6 anos.
Crianças sem recorrências no último mês receberam fenoximetilpenicilina (n = 44) e aquelas com recidiva em 1 mês receberam ácido clavulânico + amoxicilina (n = 86), ambos duas vezes ao dia por 10 dias.
Estes foram seguidos por uma solução contendo SkinBiotic Strep C ou placebo pulverizada no nariz por mais 10 dias.  No dia 60 o mesmo spray foi iniciado por mais 10 dias.
Após 3 meses de tratamento 42% das crianças que receberam o spray contendo SkinBiotic Strep C estavam saudáveis e apresentavam membrana timpânica normal, comparada com 12% das aqueles que receberam placebo.
Os pesquisadores concluíram que o SkinBiotic Strep C possui grande capacidade de inibir o crescimento de otopatógenos comuns e pode ser usado como alternativa na proteção contra otite média aguda recorrente e otite média secretora em crianças.
 

SkinBiotics na dermatite atópica e eczemas

 
Acredita-se que a colonização por Staphylococcus aureus contribua para a fisiopatologia da dermatite atópica (DA). Pacientes com DA apresentam níveis reduzidos de peptídeos antimicrobianos cutâneos, o que pode explicar sua maior suscetibilidade a infecções.
Utilizando um modelo in vitro de epiderme humana reconstruída (RHE), a eficácia da aplicação tópica de SkinBiotic Lact B foi avaliada através da inibição da adesão de S. aureus à pele e nos parâmetros imunológicos cutâneos.
Os resultados demonstram que SkinBiotic Lact B foi capaz modular a expressão de peptídeos antimicrobianos endógenos e inibir fortemente a adesão de S. aureus na pele.
Além disso, os pesquisadores sugerem que uma formulação tópica contendo SkinBiotic Lact B poderia beneficiar a pele atópica, aumentando a imunidade inata cutânea e reduzindo a colonização por S. aureus.
Outro estudo avaliou os efeitos da aplicação tópica de um creme contendo SkinBiotic Strep C nos níveis de ceramidas no estrato córneo de pacientes com DA. Após 2 semanas de aplicação diária de SkinBiotic Strep C na pele do antebraço dos pacientes proporcionou aumento significativo e relevante das quantidades de ceramidas da pele.
Esse resultado foi acompanhado de melhora significativa dos sinais s sintomas da DA, como eritema e prurido.
Pesquisadores demonstram que a aplicação tópica de probióticos proporciona melhora substancial na qualidade de vida, sintomas de pele e escores de irritação diurna e noturna em crianças com eczema atópico.
Não houve intolerância ou reações adversas observadas nessas crianças.
O estudo sugere que o SkinBiotics podem ser utilizados como ativos imunobióticos seguros e eficazes para o tratamento e prevenção de eczema infantil e possíveis outros tipos de atopia (doenças alérgicas).
 

SkinBiotics Benefícios na pediatria:

 

  • Proporciona melhoras dos escores de severidade da dermatite atópica;
  • Capaz de inibir a adesão de S. aureus e P. acnes;
  • Possui potente atividade anti-inflamatória;
  • Diminui lesões inflamatórias da acne;
  • Proporciona aumento da barreira da pele;
  • Auxiliar no tratamento da otite média

SkinBiotics concentração usual pediátrica: 2- 10%
 

RECOMENDAÇÕES DE USO SKINBIOTICS

 

SkinBiotics protocolos clínicos eficazes

Booster SkinBiotics – Repair – uso tópico

 
Strep C SkinBiotics  2%
BifidO SkinBiotics 2%
Lacto B SkinBiotics 2%
Ácido Hialurônico* 2%
Fiflow BTX ** 5%
Base Second Skin QSP 30g
 

*SkinBiotics Pós-procedimentos dermatológicos – uso tópico*

 
Bifid O 2%
SkinBiotics Lacto B 2%
SkinBiotics Kop Yeast 1%
Acqua Bomb base qsp
 
 

SkinBiotics Acne – uso tópico

 
Lacto B SkinBiotics 2%
Strep C SkinBiotics  2%
Aqua Fresh base qsp 30g
 

SkinBiotics Dermatites – uso tópico

 
Lacto B – SkinBiotics 2%
BifidO SkinBiotics 2%
Omega Gold base qsp 30g
 

Formulação para dermatite atópica e eczemas pediátrico 

SkinBiotics Strep C  2%
SkinBiotics Lact B  2%
SkinBiotics Bifid O  2%
Creme base qsp 30g
Aplicar em todos os locais afetados pela manhã e à noite
 

Formulação para otite média pediátrico

SkinBiotics Strep C 10%
Veículo base para aplicação nasal qsp 30ml
Aplicar um jato no nariz duas vezes ao dia.
 

Formulação para acne pediátrico

SkinBiotics Bifd O 2%
SkinBiotics Lact B 2%
Gel base qsp 30g
Aplicar em todos os locais afetados pela manhã e à noite.
 
Referências Bibliográficas
 
 
Material técnico do fabricante
 

Aceitar COOKIES e POLITICA DE PRIVACIDADE?

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.